segunda-feira, abril 27, 2009

Sessão Expressiva – “UMA HÓSTIA PARA A TERRA”

Uma “Hostia para a Terra” foi pensada para a exposição coletiva Modernos Critérios Para Andar Pelo Jardim Dos Seres e Não Seres e a Microbiologia”, realizada pelo Núcleo de Artistas da Oficina da Arte no Centro de Convivência Cultural de Campinas em 2002.

A obra é composta por um círculo de 5 metros de diâmetro feito com papel reciclado contendo em seu interior sementes de flores e frutos. No Final de exposição o público participa de uma performance onde a hóstia é repartida e distribuída para que seja plantada e se possa observar a germinação das sementes, simbolizando a bênção da vida imanente do planeta Terra.

Houve ocasiões em que foram produzidas hóstias menores adequadas ao limite do evento.

Ao propor “Uma Hóstia para a Terra” como atividade, busco harmonizar os sentimentos e pensamentos como a necessidade de celebrar e compartilhar, físicamente, as dádivas do nosso planeta Terra.

A atividade envolve três etapas: confecção, exposição e performance da partilha.

Quais são as sessões de meios expressivos

Brinquedos populares adaptados; enfeites juninos; bijuterias com tecido, papel e plástico; boneca Mana Chica; o gesto, o desenho e a comunicação; o corpo que ensina e dança;

SESSÕES DE MEIOS EXPRESSIVOS (utilizando materiais reutilizáveis)

Apresentação


Apropriei-me, por licença poética e conceitual, do termo “sessões de meios expressivos” utilizado por Walter Benjamin em “Programa de um teatro infantil proletário”, onde este autor propõe uma ética para o condutor ou facilitador de sessões de meios expressivos com teatro; por meios expressivos o autor refere-se as diversas linguagens artísticas utilizadas para o desenvolvimento de habilidades criativas, sociais, culturais etc...

Buscando diálogos entre diferentes planos inter-relacionados que contemplam nossa esfera individual e coletiva, as sessões de meios expressivos que proponho visam integrar e despertar habilidades artística, reflexões sobre meio ambiente (natural e artificial) e a formação do gosto; A intenção é focar por meio das formas de saberes e sabores, cotidianas ou sistematizadas que, durante nossa vida, formaram nosso gosto pessoal e coletivo, o qual, mal nós damos conta do quanto estão presentes em nossas ações, comportamentos e desejos, causando ruídos em nossa forma de expressar e comunicar nossas idéias, emoções, pensamentos e sentimentos.

O objetivo deste trabalho é instigar a observação do comportamento diante das escolhas, sejam práticas ou estéticas, e deste modo, perceber seus limites para poder amplia-las ou compreende-las.


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[1] In: Benjamin, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Editora Summus, 1984.